Revista Pet Bunny e Cia

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Graciosos pequenos coelhos


Na residência da dona de casa Daniele Alves, o animal de estimação é uma fêmea de minicoelho. Lila foi presente de Páscoa para as filhas Natália, de 3 anos, e Camila, de 6 anos. “Elas queriam um bichinho. Minha mãe achou bonito e tranquilo de criar em apartamento”, diz Daniele. Essas estão entre as principais características que têm atraído o público para a criação de minicoelhos, além do tamanho reduzido. Assim como todos os outros tipos de coelho, eles são carinhosos e silenciosos e não precisam de banho.

Do ponto de vista veterinário, não é tão simples criar um animal como esse. “Há detalhes de dieta e manejo que precisam de atenção. A saúde deles é muito frágil”, afirma a veterinária Maíra Nogueira, da Clínica Vida Livre. Segundo a médica, eles são muito sensíveis ao frio e um simples banho pode matar, mesmo se for de água quente. “Eles pegam pneumonia com facilidade. São muito peludos e até que sequem já passaram muito frio”. Maíra explica que a falta de banho não dá mau cheiro. “O que dá é o contato com fezes e urina. O ideal é que fiquem em gaiola específica para evitar esse contato.”

Perfil

As características físicas dos minicoelhos podem variar de acordo com a raça

Peso: 1,3 a 2 quilos.

Tamanho: 20 a 30 centímetros.

Pelagem: curta ou longa.

Temperamento: brincalhão e companheiro.

Origem: principalmente Estados Unidos, França, Inglaterra e Holanda.

Expectativa de vida: 8 anos.

Preço: R$ 75 a R$ 120.

Fonte: Silmara Egg, criadora da Vila dos Coelhos.

A dieta primordial é de folhas verdes e ração especial para coelhos. Nunca ofereça comida caseira, pois pode causar intoxicação. “A ração auxilia no desgaste dos dentes incisivos, que possuem crescimento constante”, explica a zootecnista Katia Kussakawa, professora das Faculdades Integradas Espírita e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

No Brasil, há centenas de raças de minicoelhos originárias de várias partes do mundo. Segundo Katia, de forma geral não há diferenças marcantes de temperamento. Diferem mais na aparência, com tamanho dos pelos e disposição das orelhas, que podem ser caídas (lop) ou eretas. Como animal de estimação, o melhor é optar por raças de pelo curto, como holland lop ou mini holandês. Eles deixam menos rastros (pelos) nas roupas e na casa. Outras raças comuns são fuzzy, lion e mini lop.

Apesar de muito dóceis, os minicoelhos são temperamentais, segundo a criadora Silmara Egg, da Vila dos Coelhos, em Campo Magro, região metropoliana de Curitiba. “A maior característica é virarem-se de costas”. É o caso da minicoelha Lila que gosta muito de receber carinho e brincar, mas quando fica incomodada sabe bem como ignorar as pessoas. “Se chega alguém que ela não conhece, ela dá as costas e faz de conta que não tem ninguém ali”, afirma Daniele.

Fonte: http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo((•)) Ouça este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário